CARNAVAL 2014: ENREDOS (PARTE 1)


Salve, salve!carnaval 2014

Para o povo do samba, Carnaval é muito mais do que um final de semana, na verdade, ele dura o ano inteiro.

E menos de dois meses depois dos desfiles de 2013, algumas escolas já anunciaram seus enredos para o Carnaval 2014.

O Marquês da Folia fez um resumo das escolas que já definiram seus temas para o próximo ano e apresenta para vocês… 

GRUPO ESPECIAL

Beija-Flor de Nilópolis – A Deusa da Passarela levará para a avenida em 2014 o enredo “O astro iluminado da comunicação brasileira”, em homenagem a vida e carreira de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. A ideia da escola é aproveitar o homenageado e falar da história da comunicação, desde a invenção da escrita até os avanços da tecnologia nesse campo. Clique aqui e saiba mais.

Imperatriz Leopoldinense – Com o enredo “Arthur X – O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz” a Imperatriz fará na avenida em 2014 uma homenagem ao craque Zico. Na ideia de Cahê Rodrigues, carnavalesco da escola, o enredo conta a história de um menino que nasceu para vencer, abençoado pelos Deuses do Futebol. Clique aqui e saiba mais.

Acadêmicos do Grande Rio – A Grande Rio vai homenagear a cidade de Maricá em 2014. O município completa 200 anos de fundação no ano que vem. O título do enredo ainda não foi definido, o que deve acontecer em breve.  Clique aqui e saiba mais.

União da Ilha do Governador - A União da Ilha levará para a avenida o enredo “É Brinquedo, é brincadeira! A Ilha vai levantar poeira!”. A escola aposta mais uma vez em um tema pra cima, que é a marca da agremiação, para fazer mais uma vez da alegria um componente presente em seu desfile do próximo ano. Clique aqui e saiba mais.

São Clemente – A Preto e Amarelo da Zona Sul vai falar sobre as favelas.  O tema  abordará desde a criação das favelas até os dias de hoje com a socialização das mesmas, através das Unidades de Polícias Pacificadoras UPP’s. Clique aqui e saiba mais.

Império da Tijuca –Com o enredo “Batuk”, a Império da Tijuca pretende explorar as diversas manifestações culturais de canto e dança africanas e afro-brasileiras que tem a percussão como elemento chave para as manifestações culturais. Clique aqui e saiba mais.

SÉRIE A

Inocentes de Belford Roxo – A Caçulinha da Baixada vai contar a história de Joaquina Lapinha com o enredo “O triunfo da América – o canto lírico de Joaquina Lapinha”. Joaquina Nasceu em Minas Gerais no século XVII. Negra, foi a primeira cantora lírica brasileira a ganhar destaque internacional. Clique aqui e saiba mais.

Unidos do Viradouro – A Vermelho e Branco de Niterói ainda não definiu o título do seu enredo para 2014, mas em entrevista após o Carnaval, o presidente da escola, Gusttavo Clarão, disse que a escola pretende fazer uma homenagem as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, usando a Ponte Rio-Niterói como fio condutor do enredo, já que a mesma completa 40 anos de inauguração em 2014. Clique aqui e saiba mais.

União do Parque Curicica –  Com o enredo “Na garrafa, no barril, salve a cachaça, patrimônio cultural do Brasil” a União do Parque Curicica vai levar a história da cachaça para a Sapucaí em 2014. Clique aqui e saiba mais.

Paraíso do Tuiuti – O Paraíso do Tuiuti levará uma reedição de “Kizomba – A festa da raça” para a avenida em 2014. O enredo fez da Vila Isabel a campeã do Carnaval de 1988, ano do centenário da Abolição da Escravatura no Brasil. Clique aqui e saiba mais.

Em Cima da Hora – A Azul e Branco de Cavalcante vai levar para a avenida uma reedição de  “Os Sertões”. O enredo foi apresentado originalmente em 1976 e o samba composto por Edeor de Paula é um clássico do Carnaval carioca. Clique aqui e saiba mais.

GRUPO B

Unidos do Cabuçu – “Tire sua mordaça do caminho… Que eu quero gritar a minha cor…” é o enredo da Unidos do Cabuçu para o Carnaval 2014. A escola vai fazer uma homenagem a Escrava Anastácia. Clique aqui e saiba mais.

GRUPO D

Corações Unidos do Amarelinho – Com o enredo “Irajá de Cabo a Rabo”, a Azul e Amarelo do Irajá vai homenagear seu próprio bairro no Carnaval 2014.O enredo foi apresentado pela primeira vez no Carnaval de 1996, quando a escola ainda desfilava pela Federação de Blocos do Rio de Janeiro. Clique aqui e saiba mais.

Outras escolas lançam seus enredos em breve, como é o caso da Caprichosos que anuncia o seu hoje a noite. Alguns temas são especulados em algumas outras escolas. Algumas agremiações ainda, negociam ainda um patrocínio para seus desfiles…

Mas isso é tema para um outro post…

Felipe Araujo

Sobre estes anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s