COLUNA DO RICARDO ALMEIDA (Nº 02)


Foca em Mim

LUZ!

 

Salve, salve, povo do samba!fogo

No último artigo falei sobre o “Selfie”, que nada mais é do que fazer fotos de si mesmo. Mas, seja selfie ou qualquer outro tipo de fotografia, tudo depende dela: Luz!

Fotografia quer dizer “escrever com a luz”. Sabendo isso, fica mais fácil entender as inúmeras diferenças entre fotografias que vemos por aí, seja de telefones, de máquinas simples até as profissionais. Umas mais claras, outras nem tanto, e outras completamente escuras. Se, quando você fizer a foto, ver que ela está diferente do que o seu olho está vendo, há algo errado. Tecnicamente falando, há enormes diferenças entre as máquinas quanto a captação da luz. Todas elas tem um sensor. Dependendo da sensibilidade e do tamanho dele, ele é capaz de captar mais ou menos luz. A diferença está aí, mas não é a única. Controles extras como velocidade e exposição completam essas diferenças. Você, que não tem paciência ou não se liga muito nisso, pode colocar a máquina no modo automático e sair fazendo fotos. E, pra falar a verdade, você não está muito errado.

Na grande maioria das vezes, e principalmente na luz do dia, as máquinas no modo “AUTO” em geral se comportam de maneira satisfatória, e fazem a leitura da cena corretamente, mas em situações, por exemplo, de contraluz, ou à noite, é que as diferenças aparecem de forma bastante evidente e as máquinas não conseguem fazer a leitura correta. E aí, voltamos para o sensor. Com a fotografia difundida, as empresas foram se adequando ao mercado, e, para atender a demanda, foram diminuindo o corpo da máquina, deixando tudo muito compacto e barateando o custo. Sem dúvida, hoje qualquer um pode ter uma máquina digital. Mas, paga-se o preço da modernidade. Quanto menor a máquina, menor o sensor. Menor o sensor, menos luz. Resultado: Fotos nem sempre perfeitas e muitas vezes granuladas. Para se compensar essa falta de luz, a maioria das máquinas tem recursos extras. Aí, meu amigo, minha amiga, vocês vão ter que sair do modo manual. Resumidamente falando, dois recursos você precisa aprender a usar: O ISO e o E/V. Como estamos falando de falta de luz, o uso desses recursos sempre será para cima. Dependendo do sensor, você pode colocar o ISO em 1600 que a foto não vai granular, mas de um modo geral, ISO 800 é um número confortável. O E/V, que aumenta a exposição, varia de -2 até +2, podendo chegar a 5. No caso de contraluz, você terá que ir testando até chegar a uma cena satisfatória, sempre para o lado positivo. Você pode usar o flash na situação de contraluz mesmo de dia, que também pode preencher a cena com um pouco mais de luz. Existe um outro recurso, que é a abertura do diafragma, com números sempre acompanhados por um “f” na frente, e que varia de f/1.4 a f/22, normalmente. Nesse caso aqui, quanto maior o número, menos luz entra na máquina e vice-versa. Mas, se eu fosse você, deixaria a máquina no modo automático e eventualmente faria esses ajustes, porque na maioria das vezes você não vai ter saco e nem se lembrar de tudo isso que eu falei aqui. E, o mais importante recurso que todas as máquinas, sem exceção, lhe oferecem, é o manual. Portanto, LEIA O MANUAL de sua máquina, porque provavelmente tudo isso que falei aqui e muitas outras coisas estão lá.

Dica do dia para fazer fotos satisfatórias (Sugestão):

  • De dia, com céu azul: ISO 100 a 200, f/16 ou f/22, E/V 0
  • De dia, com céu nublado: ISO 400, f/8, E/V 0
  • De noite: ISO 800 a 1600, f/2.8 ou f/4.5, E/V 0

E você, tem luz própria ou precisa de recursos para conseguir aparecer? Pense nisso!

Até a próxima!

Ricardo Almeida

(Ricardo Almeida é fotógrafo oficial das revistas da LIESA e da Marquês de Sapucaí)

————————————————————————————————–

Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de inteira responsabilidade do seu autor.

Curta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s