ALEGRIA DA ZONA SUL E MAIS VIDA ACADEMIA DECHAM PARCERIA PARA ENSINAR


Salve, salve!alegria

A escola de samba Alegria da Zona Sul fechou parceria com a Mais Vida Academia, que fica no bairro do Encantado, com objetivo de oferecer aos amantes do carnaval aulas de samba, além de outras modalidades como bailado de mestre-sala e porta-bandeira, e coreografia de comissão de frente. De acordo com o dono da academia, que foi fundada há três anos, o professor de box Euler André, o intuito do projeto é trazer o mundo do samba para a academia, não só a dele mas também as demais.

– Quero trazer todos os segmentos da escola para a academia para mostrar a cultura do samba e poder estar ensinando aos alunos a se comportarem como sambista, mestre-sala, porta-bandeira e baianas. Também pretendo resgatar aquela ala de baianas antiga, que rodavam na avenida e encantavam todos que assistiam ao desfile – ressaltou.

Segundo o professor, todo brasileiro gosta de carnaval e procura aulas de samba, já que muitos não têm acesso ao gênero.

– O mundo do samba é restrito e para sambar você precisa estar em uma escola. O que queremos é oferecer samba sem estar em uma escola, sem atingir o sambista, mas o povo que ama essa cultura e arte. O samba é uma atividade física extremamente aeróbica, com apoio em todos os seus segmentos e que se encaixa no universo da academia. As pessoas participarão das aulas com prazer até porque já estamos próximos ao carnaval. Quem desfila em uma escola de samba não é somente sambista, mas sim a dona de casa, o empresário, o lojista, entre outros. Muitos não sabem sambar mas querem aprender. Vamos oferecer essa possibilidade – destacou.

O especialista alega que o intuito da parceria entre a Mais Vida Academia e a Alegria da Zona Sul é de trazer o universo do samba para quem não é do samba. No entanto, ele acredita que isso vai agregar outros valores, pois a academia está pronta para preparar fisicamente musa, rainha de bateria, porta-bandeira, mestre-sala e passista.

– Também temos aulas de condicionamento físico para quem desfila, preparando para a bateria de ensaios e o desfile oficial. Claro que o foco principal é atingir aquele que não é do samba, mas vamos cuidar também dos sambistas. O importante é que a garotada atual saiba a importância do samba e queira aprender as suas raízes – enfatizou.

O professor de box já tem duas turmas iniciantes de mestre-sala e porta-bandeira, ministrada pelo primeiro casal da Alegria da Zona Sul, Hugo César e Bárbara Falcão, as quartas-feiras, das 20 às 21 horas, e aos sábados, das 11 às 12 horas.

– O curso tem duração de dois meses e, após, faremos uma outra modalidade mais avançada. Os cursos terão tempo determinado para cada segmento, inclusive percussão, que é uma atividade aeróbica. Já temos cursos para mestre-sala e porta-bandeira, e faremos de passista masculino na academia. Não quero só a participação deles como professores, mas quero a escola vinculada a academia, inclusive com a participação das alas coreografadas. Esse é o legado que eu quero com a escola. Tenho certeza que quando criarmos essa raiz todos vão crescer – explicou.

Com relação a parceria, Euler André disse que aqueles que se destacarem nos cursos terão oportunidade de desfilar na Alegria da Zona Sul, já que é o sonho de quase todo carioca, que por coincidência é o enredo da agremiação para 2015.

– Quero gerar essa expectativa entre os alunos. Os que se dedicarem e se destacarem poderão desfilar na Sapucaí. Minha ligação com o samba começou quando eu tocava pagode. A ideia de juntar academia com samba surgiu de uma crítica minha em achar que o carnaval ainda é muito amador e precisa se profissionalizar. Muitas passistas saem do país para ganharem dinheiro quando poderiam estar aqui trabalhando com o carnaval. Uma das ideias é trazer esse universo para dentro da academia – alegou. Para o professor atleta, a preparação física é importante para um bom desempenho no desfile e em qualquer atividade. Além disso, destaca que comer bem ajuda a manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.
– Quem não tem preparação física não aguenta um desfile inteiro e muito menos sair em diversas escolas. O ideal é fazer exercícios constantes ainda que sejam duas vezes por semana. A pessoa precisa ter disciplina no exercício. A alimentação também é importante na preparação – informou.

A Mais Vida Academia funciona na Rua Cruz e Souza, 384, Encantado, Rio de Janeiro, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado, das 8h às 14h. Há cursos de muay thai, musculação e dança (charme, hip hop, zouk, entre outros).

– Fazemos avaliação física e funcional do aluno antes de começarmos os exercícios. Se ele não tiver nenhuma patologia ou doença preexistente vai para um avaliador físico. Caso contrário, vai ficar sob a responsabilidade de um fisioterapeuta – finalizou.

Curta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s