CENTRO CULTURAL CARTOLA LANÇA O LIVRO “DOSSIÊ DO SAMBA”


Salve, salve!dossie

Uma verdadeira preciosidade da literatura sobre a história do samba será lançada em livro, no Centro Cultural Cartola, na próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro. Trata-se do “Dossiê  do Samba”, que serviu de base ao pedido de registro como Patrimônio Cultural Brasileiro das matrizes do samba do Rio de Janeiro – partido alto, samba de terreiro e samba-enredo. A titulação foi concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2007, em uma festa com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu sambistas como Nelson Sargento, Monarco e Zeca da Cuíca, em cerimônia no Rio de Janeiro.

O “Dossiê do Samba” foi um estudo elaborado com a colaboração de pesquisadores como Nei Lopes, Sérgio Cabral, Rachel Valença, Helena Theodoro, Lygia Santos, Felipe Trotta e Roberto Moura, entre outros, sob coordenação de Nilcemar Nogueira, diretora do Centro Cultural Cartola – e neta de Dona Zica e Cartola. O estudo e o encaminhamento do pedido de registro foram feitos pelo Centro Cultural, com apoio da comunidade de sambistas, representada por entidades como a Associação das Velhas Guardas do Rio de Janeiro.

“O objetivo de lançar o dossiê em livro é disseminá-lo, popularizá-lo, até porque questões colocadas ali ainda estão em aberto, como o apoio para registro e difusão do trabalho de compositores e a recuperação e o registro das histórias das escolas de samba do Rio”, afirma Nilcemar Nogueira.

A partir do dossiê, o Centro Cultural Cartola iniciou a gravação de uma série de depoimentos de sambistas – compositores, ritmistas, passistas, mestres-salas, porta-bandeiras e dirigentes. Hoje, a instituição já conta com um acervo de 60 registros em vídeo à disposição do público e de pesquisadores. “Outra consequência da titulação foi a criação de um Conselho do Samba, com a participação de baluartes da nossa cultura popular, que se reúne periodicamente”, acrescenta Nilcemar.

Curta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s