UNIDOS DO HENRIQUE LAGE: O SAMBA QUE SE APRENDE NA ESCOLA!


Salve, salve!educasamba

Uma escola que samba! É assim que pode ser definida a Escola Técnica Estadual Henrique Lage, localizada no Barreto, em Niterói, a poucos metros da quadra da Unidos do Viradouro, onde foi fundada a escola de samba Unidos do Henrique Lage, formada por alunos do colégio.

Idealizador e presidente do projeto, Pedro de Oliveira, aluno do terceiro ano do ensino médio, falou de onde surgiu a ideia de levar o samba para a escola:

“Sempre tive o sonho de trazer para as escolas o ensino do samba. Afinal, é algo que o nosso povo criou, então nada mais justo do que valorizar. O Projeto EducaSamba nasce dessa ideia e também da ideia de trazer pro ambiente escolar a alegria de um ritmo tão brasileiro.” – declarou Pedro.

O caminho percorrido para transformar a ideia em realidade foi rápido. Isso porque desde o início a criação da Unidos do Henrique Lage contou com o apoio dos professores e da direção da escola. A diretora, Profª Ingrid Couto, conversou com o MARQUÊS DA FOLIA sobre a importância de um projeto como este dentro de uma escola:

“Desde que a gente chegou na direção em 2011, a gente tem incentivado muito os projetos dos alunos. O EducaSamba é de iniciativa dos alunos, mas a gente apoia e dá todo o suporte. O Henrique Lage está no mesmo bairro onde se encontra a Unidos do Viradouro. O samba faz parte da nossa cultura. Então é um projeto que tem o objetivo de ensinar as origens do samba, dos enredos, a parte histórica do carnaval. Os jovens precisam ter contato com a cultura do nosso povo.” – disse a diretora.

A agremiação, que tem como cores oficiais o Azul e o Branco, fez a sua primeira apresentação oficial nesta terça-feira, dia 17 de novembro, durante o projeto “O Negro como Ator Social da História do Brasil!”, que está acontecendo no Henrique Lage ao longo desta semana, em razão do dia da Consciência Negra, que será comemorado nesta sexta-feira, dia 20. A “Indomável Bateria” levantou o público presente, formado por alunos e professores da instituição, executando sambas famosos, como Imperatriz Leopoldinense 1989, Unidos de Vila Isabel 1988 e Unidos do Viradouro 1997, além do samba exaltação da própria Unidos do Henrique Lage.

Pedro de Oliveira comemorou a primeira apresentação da nova escola de samba:

“Foi muito bom. A Escola Henrique Lage é uma das mais incríveis que já conheci. Tenho certeza que essa galera, pelo samba, vai enaltecer ainda mais a força que essa escola tem e dar a visibilidade que ela merece.” – finalizou o jovem sambista.

O projeto EducaSamba terá início no ano que vem, assim que a escola retornar das férias de verão. A ideia é oferecer aos alunos e ex-alunos (com até 5 anos de formado) cursos e oficinas de aprendizado, tais como: samba, cavaquinho, mestre-sala e porta-bandeira e percussão, além de discussões históricas e culturais relacionadas ao carnaval. Os alunos interessados podem ter mais informações CLICANDO AQUI na página do projeto.

Confira a Galeria de Fotos da primeira apresentação da Unidos do Henrique Lage:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Curta

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s