GRIFE D’SAMBA GANHA O 28° PRÊMIO MARKETING BEST


Salve, salve!dsamba

No início deste mês, em São Paulo, a grife de roupas D’Samba, cujo objetivo é propagar a cultura do samba através de suas peças, foi reconhecida como uma das mais relevantes e criativas iniciativas de marketing do Brasil. Após análise criteriosa de uma renomada comissão julgadora, sagrou-se campeã, junto a outros 20 cases, do 28° Prêmio Marketing Best, premiação anual que é referência de excelência em marketing e que conta com o apoio da Academia Brasileira de Marketing (Abramark).

A ideia de inscrever a D’Samba no prêmio partiu da ESPM, onde surgiu a marca criada pelo sambista Igor Leal, que uniu suas duas paixões, o samba e o design, para apresentar o projeto final de sua graduação, em 2013, como designer gráfico com ênfase em marketing: “A ESPM teve um peso bastante significativo para o sucesso na formatação do meu negócio. A marca foi totalmente construída dentro da universidade, com o acompanhamento de professores e alunos, durante o processo de criação do plano de marketing e do PGD. O nome D’Samba, inclusive, foi concebido em sala de aula, durante uma pesquisa de focus group”.

Mesmo gerando importantes divisas ao Brasil, o samba é pouco explorado no mundo dos negócios. Tal percepção permitiu a Igor Leal despontar no universo da moda, valorizando o que, inquestionavelmente, é motivo de orgulho nacional: “O samba é considerado, desde 1930, a expressão musical mais tipicamente brasileira. Ele entrou na minha vida aos 11 anos e, desde então, não saiu mais. Como sambista, pude levá-lo a muitas pessoas, mas tinha certeza de que o samba podia ir além. Até que em 2009, reconhecendo seu imenso potencial em termos de marketing, observei a carência do mercado para suprir a necessidade de viver, respirar, vestir o samba, como eu e tantos outros gostaríamos. Nasceu, desta forma, o desejo de criar a D’Samba”.

Com estilo variado, porém sempre integrado ao mundo do samba, a grife tornou-se uma linha de vestuário para atender o universo de seu criador. Com lojas espalhadas pelos mais relevantes pólos comerciais da Cidade Maravilhosa, extrapolou as fronteiras imaginadas por Igor, sem deixar, contudo, de enaltecer os personagens e elementos que dão ao samba cores e estilos muito próprios: “Pra nós, é fundamental preservar a cultura do samba. Por isso, a D’Samba é mais do que uma marca de roupas e acessórios, é um relicário do samba. Não abrimos mão de homenagear suas personalidades, tal qual sua geografia, transmitindo assim mais de um século de história”.

Coincidentemente, Igor Leal tem mais uma razão para comemorar este mês: a D’Samba acaba de lançar a coleção Verão 2015-16, intitulada ‘Favela’. Com peças masculinas e femininas, seus modelos e estampas foram inspirados na realidade e na história de comunidades cariocas, muitas das quais, inclusive, se orgulham de ser o berço do samba natural do Rio de Janeiro. Em alguns itens, vale salientar, a voz do morro divide seu protagonismo nas favelas com o rap, outro gênero musical bastante comum a seus becos e vielas. Parte da coleção já está nas araras e também à venda no site www.dsamba.com.br.

Curta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s