“PAPO COM O MARQUÊS”: AMANDA POBLETE, PORTA-BANDEIRA DA UNIDOS DE VILA ISABEL


Salve, salve!poblete1

Ela tem apenas 19 anos. Sua cor preferida é a Coral. Ela adora comer nachos e ver Basquete na TV. É flamenguista e no ano que vem terá o desafio de defender o primeiro pavilhão da Unidos de Vila Isabel. A entrevistada dessa semana do “Papo com o Marquês” é a Amanda Poblete.

Confira o bate-papo do MARQUÊS DA FOLIA com a nova Porta-Bandeira da Vila:

MARQUÊS DA FOLIA: Quando e como começou sua história com o mundo do samba?

AMANDA POBLETE: Minha história com o mundo do samba sempre existiu através dos meus pais, que são foliões, já foram presidentes de ala e hoje me acompanham. A minha história como porta-bandeira foi que começou de uma forma bem engraçada, apesar de meus pais estarem sempre ligados ao samba e eu sempre praticar dança, eu não tinha tanto envolvimento com o carnaval. Até que um dia, por conta dos compromissos deles, eles foram ao Projeto Manoel Dionísio e me levaram, nesse dia fui obrigada a fazer uma aula (isso mesmo, obrigada kkkkkk), e me descobri como porta-bandeira, me apaixonando pela arte.

MARQUÊS: Quando pensa em Carnaval, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça?

AMANDA: O pavilhão de uma escola.

MARQUÊS: Tem alguma atividade profissional paralela ao Carnaval? Como é sua rotina fora da folia?

AMANDA: Sim, eu estou cursando Educação Física e sou Maquiadora Profissional. Apesar da correria, dá conciliar tudo, procuro sempre programar meus horários com pelo menos uma semana de antecedência.

MARQUÊS: Guarda algum momento inesquecível no Carnaval?

AMANDA: Graças a Deus tenho vários momentos inesquecíveis e abençoados! Seria injusto apontar apenas um. O mais recente são os 40 pontos no Carnaval 2016 pela Renascer de Jacarepaguá e minha promoção ao posto de primeira Porta-Bandeira da Unidos de Vila Isabel.

MARQUÊS: E teria alguma grande frustração ou decepção no Carnaval?

AMANDA: Acredito que frustração e decepção não. Procuro sempre pensar como aprendizado. No carnaval de 2014, pela Renascer, enfrentei uma ventania muito forte e devido ao esforço que fiz perdi um pouco da circulação da mão. Ao longo do desfile sentia muita dor quando fazia força pra voltar e etc. Mas valeu muito a pena, tivemos um resultado excelente nesse ano.

poblete3

 

MARQUÊS: Qual desfile histórico você gostaria de ter participado?

AMANDA: Quase todos os históricos que me lembro e os que vi e ouvi falar (kkkkkk). Mas poderia citar Vila Isabel e Imperatriz no ano de 2005 e Salgueiro 2009.

MARQUÊS: Tem alguém que te inspire, ou inspirou, no meio do Carnaval?

AMANDA: Como porta-bandeira, ao longo desses anos de trajetória e também estudo, além de me inspirar na dança, me inspirei também no comportamento de vários ícones e divas do carnaval. Marcella Alves, Selminha Sorriso e Rute Alves são as que mais acompanho, mas acredito que todas as porta-bandeiras tem algo importante e diferente para passar.

MARQUÊS: Tem alguma superstição no dia do desfile?

AMANDA: No dia do desfile eu procuro comer carboidrato, ouvir músicas para abstrair e ficar quieta relaxando. Como dizem no meio da dança, eu ”entro na bolha”.

MARQUÊS: Qual a sensação quando a sirene toca e o portão abre? E quando ele se fecha?

AMANDA: Um misto de emoções para as duas. Quando o portão se abre, penso que finalmente chegou o grande dia pelo qual batalhamos e ensaiamos exaustivamente, é o dia de se entregar mais que nunca, sinto uma felicidade infinita e me sinto muito abençoada por ter a oportunidade de fazer o que mais gosto de fazer na vida com a presença das pessoas que mais amo. Para o final tenho a sensação de alívio por mais um dever cumprido.

poblete4

MARQUÊS: Na sua opinião, qual o maior samba-enredo de todos os tempos?

AMANDA: Sou eternamente indecisa com essa pergunta, a cada ano somos presenteados com belíssimos sambas!

MARQUÊS: Tem algum sonho que queira realizar dentro do carnaval?

AMANDA: Ser campeã e nota máxima no Grupo Especial.

MARQUÊS: Daqui a cerca de nove meses você estará estreando no posto de primeira porta-bandeira no Grupo Especial. Já caiu a ficha? Qual a sensação diante desse desafio?

AMANDA: Demorou um tempo pra acreditar que estou realizando meu sonho. Certeza de uma grande responsabilidade, mas também de que eu e Raphael faremos um ótimo trabalho!

MARQUÊS: E os preparativos para o Carnaval 2017? Quando começam? Quando se intensificam?

AMANDA: Nossos preparativos começaram assim que formamos a parceria. Ensaiamos três vezes por semana e estes ensaios serão intensificados ao longo dos meses, principalmente após a escolha do samba. Além dos ensaios estamos fazendo uma reeducação alimentar, que será modificada de acordo com nossa rotina, para melhorar a resposta do corpo com a dança e exercícios físicos. Acredito que na época de ápice estaremos nos encontrando todos os dias, seja para eventos, ensaios ou apresentações.

MARQUÊS: E quanto ao seu novo parceiro? O que falar de Raphael Rodrigues?

AMANDA: O Rapha é meu amigo há anos e eu não poderia estar mais feliz com essa parceria. Estamos nos entendendo e com uma conexão na dança muito boa! Pra mim, é um dos melhores mestre-salas do Rio de Janeiro. Trocamos muita experiência. Estou aprendendo muito com essa nova fase.

MARQUÊS – Quer deixar um recado para a sua nova comunidade?

AMANDA: Costumo dizer que sou comunidade, sou Vila Isabel, desde que pisei lá. Amor a primeira vista, não tem como não se apaixonar por lá. A escola e todos os componentes tem uma energia maravilhosa. Sempre foram muito acolhedores e deram muito apoio desde que cheguei para o Carnaval 2015 como segunda porta-bandeira. Sou infinitamente feliz e grata à Vila Isabel pela oportunidade! Com toda certeza daremos nosso melhor rumo a nota máxima! Vamos com tudo!

*O Papo com o Marquês é publicado todos os sábados*

Por Felipe Araujo

 

Curta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s