MARQUÊS NOS BARRACÕES: SÃO CLEMENTE CONTA HISTÓRIA DE CORRUPÇÃO NA FRANÇA, ONDE QUALQUER SEMELHANÇA COM O BRASIL É MERA COINCIDÊNCIA


Salve, salve!sao-clemente

O MARQUÊS DA FOLIA visitou o barracão da São Clemente e bateu um papo com Rosa Magalhães, carnavalesca da escola.

Em 2017 a Preto e Amarelo levará para a Sapucaí uma história bastante curiosa, que nos faz viajar até o século 17, quando Luis XIV, o rei da França, acabara de nomear Nicolas Fouquet como Secretário do Tesouro francês. Fouquet enriqueceu, reformou sua residência, o palácio de Vaux-le-Vicomte, e deu uma senhora festa de inauguração, que contou com a presença de toda a corte, incluindo o próprio rei. Acontece que Luis XIV não gostou muito dessa história e acabou demitindo e mandando prender Fouquet. E só para mostrar quem mandava, o rei mandou fazer o palácio de Versalhes, o maior da Europa até então.

“Eu fui ao Vaux-le-Vicomte há alguns anos, vi como era de perto e conheci essa história por trás de sua construção deste palácio. Percebi as associações com nossa realidade nos dias de hoje e guardei na “caixinha de lembranças”. Comprei um livro sobre Luis XIV e o Milton Cunha me fez a gentileza de trazer de Paris um livro só sobre Fouquet e a construção de Vaux-le-Vicomte, servindo também de base na minha pesquisa de desenvolvimento do enredo. E eu achava que as pessoas não tinham muito conhecimento dessa história e então resolvi contar. E ela é 100% verdadeira.” – contou Rosa.

Um dos grandes destaques ao longo da carreira de Rosa Magalhães foi nos presentear com enredos históricos que fugiam do óbvio, mostrando sempre algo que normalmente a gente não consegue enxergar. O enredo deste ano é mais um para esta galeria. Rosa conta porque gosta de retratar esses temas na avenida:

“A História que a gente estuda no colégio é aquela coisa de decorar. Quando uma guerra começou? Que país fez tal coisa? E aquilo nunca fez muito sentido pra mim. Mas depois que você começa a ler por sua conta, começa a visitar lugares, conhecer pessoas, aí você vê que realmente aquilo que você aprendeu no colégio é realmente só uma pincelada dos acontecimentos. E você percebe então que a História é muito interessante. Ela vai e vem, ela tem coincidências. Tem histórias que as pessoas não contam, mas que aconteceram e são muito curiosas, ou muito tristes, etc. A História é fascinante e quanto mais a gente pesquisa, mais a gente descobre histórias boas para contar.” – disse a carnavalesca.

sao-clemente-2

Acostumada a enredos críticos e irreverentes, a São Clemente se vestirá com o luxo de uma corte francesa do século 17 neste Carnaval. Mas isso não é problema para a escola, garante Rosa.

“Por se tratar de uma história que se passa em uma corte, existe um luxo natural dentro do desfile. A comunidade está gostando desse figurino, mais bem vestido. Acho que o clementiano vai fazer um grande carnaval em 2017.” – falou a artista.

A experiência da carnavalesca, que há mais de quatro décadas atua no Carnaval carioca, é um ingrediente indispensável em um ano marcado pela crise financeira no país e no estado.

“A gente tem que aproveitar o que a gente tem. Usar a criatividade pra saber utilizar todo o material que a escola disponibiliza pra gente trabalhar. Se sobra uma coisinha aqui, tem que pensar numa maneira de juntar com outra coisinha pra virar algo diferente pra enfeitar um carro ou uma fantasia.E o Carnaval, mesmo com crise, é uma festa maravilhosa. Quando você vê na avenida, com todo mundo em volta, com luz, a bateria, aquilo ganha vida de uma forma que encanta todo mundo.”

A São Clemente será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, dia 27 de fevereiro, com o enredo “Onisuáquimalipanse”.

Curta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s