CONFIRA A SINOPSE DA FLOR DA MINA DO ANDARAÍ PARA O CARNAVAL 2018


Salve, salve!

Confira a Sinopse da escola de samba Flor da Mina do Andaraí, que em 2018 desfilará pela Série D do carnaval carioca:

Hoje tem doce! Tem Cosme!
Hoje tem alegria! Tem Damião!
É dia de festa e fé no Andaraí

Ótica do enredo

SOU UMA CRIANÇA E COMO MUITAS AMO O DIA DE COSME E DAMIÃO,FICO ESPERANDO O ANO INTEIRO PARA IR ÀS RUAS E PEGAR MEUS DOCES E BRINQUEDOS ,EM CADA LUGAR UMA SURPRESA ,UMA NOVA BRINCADEIRA ,O DIA PARECE SER SEMPRE MAIS COLORIDO E A ALEGRIA É IRRADIADA POR TODOS OS CANTOS,O DOCE FICA MAIS DOCE,O SOL PARECE QUINDIM, AS NUVENS SÃO COMO ALGODÃO DOCE ,TUDO FICA LINDO E GRANDÃO NESTE DIA DE PAZ, AMOR E DEVOÇÃO.

Argumento

NO DIA 27 DE SETEMBRO SE COMEMORA O DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, OS SANTOS GÊMEOS DA IGREJA CATÓLICA QUE FICA LOCALIZADA NO NOSSO ANDARAÍ. POR TANTO FALAREMOS DA HONRA DE TE-LOS EM NOSSO BAIRRO, MAS CONTAREMOS ISSO PELA ÓTICA DE UMA CRIANÇA E VIVEREMOS ESSE DIA ,TANTO PELA PARTE CULTURAL,COMO A RELIGIOSA  E OS SINCRETISMO NOS TERREIROS DE UMBANDA E DE CANDOMBLÉ ,MAS TUDO ISSO COM A PUREZA E ALEGRIA,POR QUE NESTE DIA TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS.

UMA  ATMOSFERA QUE FAZ DO ANDARAÍ ,UM LUGAR MAIS QUE ESPECIAL!

SALVE AS CRIANÇAS!!

Sinopse

1°setor

Amanheceu, dia ensolarado, ouço gritos… “ TEM DOCES, TEM DOCES ! ”.. um alvoroço tão inocente… é Dia 27 de Setembro… dia dos irmão médicos que viraram santos, Cosme e Damião… Lembro que dormi cedo para acordar neste dia mágico.

Peguei meu chinelo minha sacola, sem preocupação porque hoje não tem escola, hoje sou mais uma criança a caça de doces, brinquedos e diversão.

Vovó sempre dizia, que neste dia também é dia de fé e devoção… meu Pai cantarolava: “Mas a Patota de Cosme não deixou me derrubar”

2° setor

Nos portões, nas janelas ou nos carros nos amontoávamos em filas para conseguir nossos doces coloridos, certos lugares ouvíamos o som do Tambor… pessoas de branco repetiam: “Salve Ibejada” foi lá que conheci Mariazinha, Pedrinho e Florzinha filhos da Senhora Iemanjá, uma mulher de cabelos longos que estava em cima de um altar, chamam ela de Rainha do Mar… também fiz amizade com um certo Doum, mas lhe pedi que me desse 2 e ele sorrindo me deu 3 saquinhos de doces, lhe agradeci com um sorriso e ainda tinha pra comer Manjas, Cocadas, Frutas, Bolos e Carurus…Caraca! Era farta a Festa nesse Casarão.

3° setor

Descendo o morro me juntei com a turminha, de casa em casa, de praça em praça chegamos num castelo Grandão onde moram São Cosme e São Damião, ao entrar senti que os anjos sorriam pra nós, dando boas vindas ao templo de oração. Rezamos a missa e entre famílias inteiras presentes, vi tanta devoção e o que não faltava era Gratidão. Gratidão pela conquista, pela saúde, pela realização, gratidão pela Proteção. Ganhei tantos presentes, roupas, figas, Santinhos, broches, Brinquedos e Fitas. De FÉ eu estava bem vestido. Protegido dos maus intencionados que circulam neste dia para enganar crianças como eu.Gostaria de ser Cosme ou Damião para proteger meus amiguinhos que dormem na rua, sim, porque eu sei que este é o único dia que nós somos iguais!

4° setor

Voltando pro morro, a festa ainda rolava, uma multidão de crianças na Quadra da Flor… da Flor da Mina… brinquedos, balões, palhaços nos fazendo sorrir é o dia de se divertir, de pular e brincar. Brincadeira de Criança… Como é bom… o céu era azul cheio de estrelas, fogos coloridos representavam nossas gargalhadas  fartas de alegria… a gente canta, dança bate palma e não quer parar… mas eu rezava para este dia nunca terminar!

No final, estávamos cheios. Cheio de doces, de cores, de sabores, de saberes, de alma lavada, compreendendo que Cosme e Damião é doação e que não era só o dia 27 o nosso dia. Dia de fé e criança é todo dia!
Salve São Cosme e São Damião!!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s