COM APAGÃO NA QUADRA E FINAL NA VILA OLÍMPICA, PARCERIA DE XANDE DE PILARES VENCE NO SALGUEIRO
Salve, salve!
Cotada como favorita desde o início da disputa, a parceria de Xande de Pilares confirmou as expectativas e venceu a disputa de samba do Salgueiro e será a responsável por levar o desfile salgueirense no carnaval 2018.
A final, porém, teve uma situação inusitada. Pouco depois de 1h, um transformador apresentou problemas em uma das ruas no entorno da Academia do Samba, e a energia na parte interna da quadra caiu. Após mais de duas horas sem energia, o Salgueiro teve de improvisar a apresentação dos sambas finalistas no campo da Vila Olímpica, anexo a quadra. Com um dos carros de som utilizados nos ensaios técnicos, as parcerias se apresentaram.
A de Rafa Hetch foi a primeira e fez uma apresentação digna de final de samba. Com Pixulé como intérprete da obra, o samba teve um excelente desempenho e contou com o apoio da presidente do Salgueiro, Regina Celi, e de alguns segmentos da escola nesta que foi a primeira disputa desta parceria. Regina foi brincar ao lado da torcida e mostrou que, mesmo sem a vitória, a obra obteve aprovação de parte da comunidade.
Logo depois, foi a vez da parceria de Antônio Gonzaga. Contando com um carro de som poderoso, com Tinga, Marquinhos Art Samba e Arthur Franco, a parceria levou um grande contingente de torcida e fez uma apresentação regular na quadra da Vila Olímpica. Os segmentos não demonstraram apoio ao longo da apresentação, que teve como destaques o bom rendimento nos refrões e o desempenho dos intérpretes.
A parceria campeã foi a última a se apresentar. Também com grande contingente de torcida é um carro de som de respeito, com Emerson Dias, Xande de Pilares, Leozinho Nunes e Luizinho Andanças, o samba teve um rendimento muito bom e contou novamente com o apoio de alguns segmentos e da presidente Regina. O favoritismo, aumentado especialmente na final por conta da eliminação do samba 22 (Marcelo Motta e cia), foi confirmado e pouco depois das 4h30 o anúncio foi feito.
Confira o Samba 2018 do Salgueiro:
Compositores: Xande de Pilares, Demá Chagas, Dudu Botelho, Renato Galante, Jassa, Leonardo Gallo, Betinho de Pilares, Vanderley Sena, Ralfe Ribeiro e W Corrêa.
Senhoras do ventre do mundo inteiro
A luz no caminho do meu Salgueiro
A me guiar…Vermelha inspiração
Faz misturar ao branco nesse chão
Na força do seu ritual sagrado
Riqueza ancestral
Deusa raiz africana
Bendita ela é… E traz no axé um canto de amor
Magia pra quem tem fé
Na gira que me criou
É MÃE É MULHER A MÃO GUARDIÃ
CALOR QUE AFAGA PODER QUE ASSOLA
NO VALE DO NILO A LUZ DA MANHÃ
A FILHA DE ZAMBI NAS TERRAS DE ANGOLA
Guerreira feiticeira general contra o invasor
A dona dos saberes confirmando seu valor
ECOOU NO QUARITERÊ
O SANGUE É MALÊ EM SÃO SALVADOR
Oh matriarca desse cafundó
A preta que me faz um cafuné
Ama de leite do senhor
A tia que me ensinou a comer doce na colher
A benção mãe baiana rezadeira
Em minha vida seu legado de amor
Liberdade é resistência
E à luz da consciência
A alma não tem cor
FIRMA O TAMBOR PRA RAINHA DO TERREIRO
É NEGRITUDE … SALGUEIRO
HERANÇA QUE VEM DE LÁ
NA GINGA QUE FAZ ESSE POVO SAMBAR
Com o enredo “Senhoras do ventre do mundo”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, o Salgueiro será a quarta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, na Marquês de Sapucaí. Na busca pela décima conquista de sua história, a Academia vai atrás do título que não vem desde 2009.
Por Antonio Junior
Tendenciosa.
CurtirCurtir