GATO DE BONSUCESSO

  • Fundação: 16 de fevereiro de 1999
  • Cores: Azul e Branco
  • Símbolo: Gato
  • Quadra: Rua São Jorge, s/n – Bonsucesso
  • Telefone:
  • Internet:
  • Presidente: Jorge Magrão
  • Presidente de Honra:
  • Diretor de Carnaval: Jorge Azevedo
  • Carnavalesco: Morgana Bastos e José Luís
  • Diretor de Harmonia: Jorge Azevedo
  • Intérprete: Mangueira
  • Diretor de Bateria: Mestre Banana
  • Rainha de Bateria:
  • Mestre-Sala e Porta-Bandeira: William e Rayanna
  • Coreógrafo da Comissão de Frente: Thiago Sá e Claudio Cardoso
  • Horário do Desfile 2016:
  • Enredo 2016: “Catcherê – Doimã. Lendas e Festas de Mãdubi”

SINOPSE 2016

logo gato

CATCHERÊ – DOIMÃ
LENDAS E FESTAS DE MÃDUBI

Justificativa:

O Gato de Bonsucesso retorna a Intendentes Magalhães para colocar na boca do povo histórias que mexem com o paladar. Explorando a cultura de nosso Brasil, exaltamos nossa ancestralidade indígena,  mergulhamos pela história de formação do território nacional e descoberta do interior do país, e reafirmamos nossas formas de festejos, através de um símbolo da culinária brasileira e mundial. Nosso carnaval mostrará os contos que narram a trajetória do mãdubi ao amendoim.

Sinopse:

Sobre os olhos cansados da tribo Krahô caía à noite, exibindo a polpa escura do sol no céu do Maranhão. Em sua companhia, se estendia um manto estrelado, cobrindo o sono do último homem solteiro da aldeia, Mehi.

Do brilhante tear do firmamento, se despendeu uma estrela. Era Catcherê que vislumbrava do alto o sono de Mehi, saindo da imensidão escura para tocar aquele por quem havia se apaixonado. Como sapo veio a Terra e, sobre o peito do jovem índio, pulou. Assustado, Mehi empurrou o bicho no chão, que se transformou, em sua frente, numa linda mulher. Encantado com o ser que se transformou em sua frente, brotava naquele instante uma história de amor. Catcherê dormiu com o jovem e tornou-se sua esposa.

Catcherê passou a conviver na aldeia e, na manhã seguinte, foi se banhar no Rio com Mehi. Ao chegar à margem, mostrou a ele uma planta com espigas, que serviam de alimento para os periquitos, era o mãdubi.  Ensinou a Mehi e aos demais índios Krahôs como se plantava, colhia e preparava os frutos daquele vegetal, indo buscar no céu outras raízes que ali seriam cultivadas.

Mas em uma noite, homens invadiram a aldeia e abusaram da mulher-estrela. A violência sofrida resultou no retorno de Catcherê à imensidão celeste. Porém, antes de se despedir, aproveitou o sono dos que a defloraram e os matou, cuspindo em suas bocas. Catcherê passou pela Terra rapidamente para germinar naquela tribo os ensinamentos sobre o mãdubi, o fruto da planta do rio, e para ver florescer o amor no coração do jovem Mehi.

Mas de onde surgira o mãdubi mostrado por Catcherê? A resposta estaria nos ensinamos de uma outra tribo, brotando das flores de Doimã, um pequeno índio da tribo Makurap, que também habitavam o Maranhão, se estabelecendo entre seus seringais. Esse povo se alimentava de mãdubi, mas não se retirava a semente da terra.

O menino Doimã gestava o fruto e o eliminava em uma panela de barro. Um dia, seu tio ficou furioso ao saber que o alimento que o nutria era produzido nas entranhas do jovem índio e resolveu castiga-lo. A fúria foi tão grande, que o menino morreu com sua violência, sendo escondido e enterrado às margens de um rio.

Toda tribo se entristeceu com o sumiço de Doimã e sua mãe foi chorar onde se banhava. Naquele lugar surgiu, enterrada, uma planta de flores amarelas. Ao sair do rio, a mãe ouviu um choro, como o de seu filho, vindo daquela planta e, ao retirá-la do solo, viu em suas raízes o mãdubi de Doimã.

Como vento carregando pólen das flores na mata, a sabedoria indígena e cultura do mãdubi se espalhou por outros ares. Alcançando novas “tribos”, sejam elas indígenas ou cristãs, circulou em bandeiras sertão a dentro, no lombo de burros ou nos de escravos de engenho, dando novos paladares a colônia.

Nutrindo os viajantes, invadiu Minas Gerais, passeou por Pantanais, semeou o sabor por São Paulo e hoje é o gosto de São João. É doce, Pé de moleque, torrada, grelhada, Paçoca ou Quentão. Pegue seu par, pois o a arraiá não tem fim e nessa festa de mãdubi, a estrela é o amendoim!

Enredo e pesquisa: Guilherme Estevão
Supervisão: Marcos Roza (Historiador-enredista)

SAMBA-ENREDO 2016

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